10 dicas para render mais nos estudos da OBMEP

Olá, tudo bem?

Antes de tratarmos sobre as 10 dicas para render mais nos estudos da OBMEP, veja o nosso post anterior: Como se preparar para a OBMEP?. O intuito deste post é um pouco diferente, no anterior falamos de materiais que vocês poderiam utilizar para estudar, mas aí fica a questão: como estudar?
Nós dissemos que tínhamos um curso preparatório, que a propósito, recomendamos muito que façam (é de graça), mas estas dicas vão para quem irá fazê-lo também. Isso pois vocês precisam se auto disciplinarem para conseguirem cumprir tudo e ganharem uma medalha (de ouro… quem sabe).

Mas então vamos a elas finalmente.

1. ORGANIZAÇÃO/ESPAÇO
Olhe para a sua mesa de estudos agora. Como ela está? Têm livros? Têm cadernos? Têm coisas que não possuem nada a ver com os estudos? Pois então, esse é um dos maiores problemas nas pessoas para manterem o foco na hora de estudar.
Antes de mergulhar nos livros faça o seguinte: tire da sua mesa tudo o que você não vai usar, seja celular, outros cadernos, copos ou quaisquer outras coisas, deixe em cima apenas o livro/caderno/caneta/lápis/borracha que você usará.
Manter o seu local de estudos organizado te ajuda a manter o foco, pois assim haverá menos distrações.
Mas o que vou usar? No post anterior demos dicas de materiais 😉

2. PLANEJAMENTO/TEMPO
Muitas pessoas dizem que fazer provas anteriores da OBMEP não ajuda em nada. Mas garanto que ajuda! Você se acostuma com o tipo de questão da banca, e caso caia algo parecido, você terá uma ideia de como resolver. Mas como se planejar para estudar isso?
Bote uma meta (não façam aquela piadinha). Exemplo: Todos os dias eu vou resolver 10 questões da OBMEP.
Qual é o seu horário de estudos? Exemplo: Todos os dias, 19h, eu vou parar e resolver 10 questões da OBMEP. Eu tenho que resolver essas 10 questões em 1h30min.
Depois de feito isso, você analisará todos os dias (compre um bloco de notas só para isso):
• Eu consegui resolver todas as questões?
• Quantas questões eu acertei das 10? 5? 4? 7?
• As questões que eu errei, por que errei?
• As questões que eu acertei, por que acertei?
Com isso em mãos você começará a botar metas e se planejar!
• Todos os dias eu acerto mais de 5 questões, então minha meta será acertar 7 questões, enquanto eu não passar uma semana seguida acertando 7 ou mais questões eu não aumentarei minha meta.
• Eu não consigo resolver todas as questões, minha meta será acertar o máximo possível, e com o tempo conseguir resolver todas em 1h30min. Depois de 30 dias conseguindo resolver sempre no tempo, aumente o número de questões, tente fazer 12, depois 14, depois 16, etc…
• Ao final de cada mês, pegue tudo o que você anotou, veja o que mais você acertou e o que mais você errou. Por que eu sempre errei esse tipo de questão? Foi por falta de atenção? Foi porque eu não sabia contagem? Acrescente 1 hora por dia/ou a cada 2 dias/ou por semana apenas para trabalhar nesses seus pontos fracos.

3. REGULARIDADE
NUNCA ESTUDE MUITO TEMPO EM UM DIA!
No item anterior eu indiquei estudar 1h30min por dia, é um tempo ideal! Perceba que você resolverá 70 questões por semana, 300 questões por mês, e a cada 3 meses são quase 1.000 questões. A coisa é: divida em blocos menores. Se todos os dias vocês resolver 10 questões, você não cansará de estudar, e ao final de um período você terá treinado muito.
UMA COISA IMPORTANTE: NÃO SE SABOTE
Você precisa ter a consciência que isso é um investimento, você não pode se auto-sabotar burlando alguns dias, isso fará você quebrar a sua rotina e em pouco tempo você nem estudará mais direito. Por isso, procure sempre buscar motivações.

Não é a meta que faz o aluno passar, mas sim a repetição de processos.

4. PRAZER EM ESTUDAR
Um dos mais frequentes motivos das pessoas que param de estudar é por achar que aquilo é chato.
No caso de vocês, acredito que seja mais raro, pois todos gostam da nossa querida matemática, não? <3
Mas mesmo assim, busque sempre por possíveis distrações que façam seu estudo ser menos cansativo, como por exemplo: toda semana assista a um filme matemático, ou veja documentários que falam sobre matemática. Tente você mesmo criar questões! Esse é um ótimo exercício que com certeza será uma ótima experiência.

5. PERSISTÊNCIA
No começo do ano estamos sempre todos muito animados e com um sonho em comum: GANHAR AQUELA LINDA MEDALHA DE OURO!!!
Mas quando chega março está todo mundo desanimado, a força de vontade já se esgotou.
É por isso que ter prazer em estudar e ter regularidade é importante, se todos os dias você possui a rotina de estudar 1h30min, com o tempo você vai fazer isso automaticamente, será completamente normal você parar para estudar. Além disso, se você tiver na sua memória que isso te dá prazer, há mais chances de continuar por longos períodos.
Uma coisa que podem fazer (é bobo, mas funciona) seria pegarem um papel e escreverem alguma frase motivadora, como por exemplo: “EU VOU GANHAR OURO” ou “EU VOU SER MEDALHISTA”. Coloque isso em um lugar estratégico, como em cima onde fica o seu computador, ou na porta do seu quarto. Toda vez que você olhar para aquilo você lembrará o propósito de se empenhar tanto.

6. CRIE FOCO
Continuando a dica 1, você precisa criar foco para não ser distraído enquanto estuda.
• Quando for estudar, coloque o seu celular no modo de não perturbar, guarde ele em um lugar bem longe de onde você estuda, ou dê para algum parente e peça para ele te devolver apenas quando for a hora X (quando você termina).
• Troque a senha das suas redes sociais, coloque no final delas: “eudeveriaestarestudando”, “medalhanaoseganhasozinha”, “euqueromedalhaem2017” por dois motivos:
1. Quando você for digitar ela ficará muito longa;
2. Você se lembrará do seu propósito novamente.

7. PLANEJE OS TEMPOS DE DESCANSO
Um dos maiores erros é não planejar seu tempo de descanso. Defina sempre o seu horário de estudo e o seu horário de descansar, assim você relaxa e estará mais disposto na próxima vez. Faça treinamento intenso e tenha um relaxamento profundo. Saiba respeitar os seus horários.

8. APLICATIVOS LEGAIS PARA TE AJUDAR A ESTUDAR
• Habitica: Nesse app você cria um personagem e pode jogar a sua vida (isso mesmo). Programe as tarefas que você tem que fazer, se você não cumprir, você perde vida, se você cumprir, você ganha recompensas. Quanto mais você evolui no jogo, mais você evolui na vida real. Veja o app aqui, e saiba como ele funciona aqui.
• Aprovado: Aqui você pode cadastrar todas as suas atividades e acompanhar o seu rendimento.
• Google Agenda: No próprio Google Agenda você pode deixar o seu cronograma definido, assim você não perde a hora de estudar e estará sempre organizado.

9. CRIE UM SISTEMA DE RECOMPENSAS
Uma coisa interessantíssima que você pode fazer é aplicar recompensas quando cumpre corretamente a sua rotina, como por exemplo:
• Assistir a um episódio da série favorita;
• Sair com os amigos para comer algo;
• Ter um tempo jogando;
• Outras coisas que para você sejam recompensas.

10. VEJA AS SUAS PRIORIDADES
Como já dito anteriormente, foque muito onde você possui mais dificuldades, se você possui dificuldade extrema em combinatória, passe muito mais tempo estudando ela, assim você garante que no futuro terá um melhor desempenho.

 

E então, o que achou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e deixe o seu feedback comentando aí embaixo o que achou.
Espero que tenha ajudado vocês, até mais 😉

Loading Facebook Comments ...