Desde o ano passado estamos sabendo que neste ano a OBMEP e a OBM sofreriam transformações estruturalmente. Por diversas vezes houveram tentativas por parte da Obmepeiros em entender essas mudanças, infelizmente sem resposta na maioria delas. Mas, durante a última semana, foram lançadas a OBMEP e a OBM 2017, trazendo em seus respectivos sites informações importantes sobre o novo formato dessas olimpíadas.

Neste post, responderemos as nossas próprias perguntas feitas para a OBMEP que não obtiveram respostas, além de comentar um pouco sobre o que achamos como alunos.

Respondendo as próprias perguntas:


1.
Como será o processo para participar da OBM? Poderão participar todos que quiserem, a própria OBMEP servirá como nota de corte, ou será de outro jeito?
Haverão modos diferentes de participar da OBM esse ano, vamos por partes:
• Para quem faz a OBM nos níveis 1, 2 ou 3 (durante a escola regular), primeiro, esses deverão participar da OBMEP (será explicado com mais detalhes ainda neste post), e os 300 melhores colocados de cada um dos níveis serão selecionados para participar da fase ÚNICA da OBM.
• Alunos premiados com ouro, prata ou bronze na OBM 2016 que satisfaçam os critérios estabelecidos no regulamento oficial, poderão participar da olimpíada também.
• De 3 até 10 alunos, de cada nível, com os melhores desempenhos nas olimpíadas regionais de matemática.
• Para quem é do nível universitário, esses deverão se inscrever individualmente no site oficial da OBM.

2. O nível de dificuldade da fase única da OBM será análogo ao da 3º fase dos anos anteriores? Se não, como será?
Dessa pergunta infelizmente não podemos afirmar nada.

3. As fases da OBMEP continuarão iguais (ou serão similares às da atual OBM – 25 questões na primeira fase e uma pontuação/tipo de questões diferentes para 2° fase)? O PIC será para todos? A CN ainda vai existir?
• A OBMEP continuará como conhecemos, ou seja,  20 questões na primeira fase e 6 questões na segunda fase, segundo a própria OBMEP. E, também, o nível da prova se manterá, pois as escolas particulares e as escolas públicas concorrerão separadamente na olimpíada.
• O PIC será apenas para os alunos de escolas públicas, os premiados das escolas privadas não terão direito de participar do programa, pelo menos sendo remunerados.

• Não podemos afirmar sobre a CN.

4. Os alunos da OBMEP, poderão participar da OBM? Da mesma maneira como os da OBM participarão da OBMEP?
A OBMEP será uma prova de seleção para a OBM, ou seja, para participar da OBM não atendendo aos últimos critérios mostrados no item 1, primeiro a pessoa deverá fazer a OBMEP. O contrário não ocorre.

5. Se as 2 Olimpíadas de Matemática vão se consolidar as provas continuarão a ser as mesmas? A OBMEP continuará a ter 2 fases?
As duas fases da OBMEP servem como classificatórias para a OBM, a última terá uma fase única.

6. Como serão as seletivas pra Olimpíada Internacional? Quem fizer a OBMEP também poderá se classificar? Ou vai ter uma prova separada?
Como já dito, quem participa da OBMEP pode participar da OBM, sendo esta a seletiva para a Olimpíada Internacional.

7. No caso das particulares, a inscrição será para toda a escola ou somente para alunos que se inscreverem por meio do professor representante?
As inscrições são por escolas, sendo que cada aluno de escolas particulares deverá pagar 4 reais na hora da inscrição.

Outras informações sobre as olimpíadas:

  1. As escolas particulares e públicas terão prêmios separados, como:
  • Particulares:
    Serão concedidas aos alunos 75 (setenta e cinco) medalhas de ouro, 225 (duzentas e vinte e cinco) medalhas de prata, 675 (seiscentas e setenta e cinco) medalhas de bronze, e até 5.700 (cinco mil e setecentos) certificados de menção honrosa.
    Medalhas de Ouro: nos níveis 1, 2 e 3, serão concedidas medalhas de ouro aos 25 (vinte e cinco) alunos de Escolas Privadas que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase de cada um destes níveis, totalizando 75 (setenta e cinco) medalhas de ouro.
    Medalhas de Prata: excluídos os alunos premiados com medalhas de ouro, em cada nível (1, 2 e 3), serão concedidas medalhas de prata aos 75 (setenta e cinco) alunos de Escolas Privadas que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase, totalizando 225 (duzentas e vinte e cinco) medalhas de prata.
    Medalhas de Bronze: excluídos os medalhistas de ouro e prata, em cada nível (1, 2 e 3), serão concedidas medalhas de bronze aos 225 (duzentos e vinte e cinco) alunos de Escolas Privadas que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase, totalizando 675 (seiscentas e setenta e cinco) medalhas.
    Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC): aos 975 (novecentos e setenta e cinco) alunos de Escolas Privadas premiados na OBMEP 2017 com medalhas de ouro, prata ou bronze e que estiverem cursando o Ensino Fundamental ou Médio em 2018, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr -OBMEP) como ouvintes. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2018.
    Certificados de Menção Honrosa: excluídos os medalhistas de ouro, prata e bronze, serão concedidos 1.900 (um mil e novecentos) certificados de Menção Honrosa aos alunos que obtiverem as maiores notas na Segunda Fase em cada nível, totalizando até 5.700 (cinco mil e setecentos) premiados.
  • Públicas:
    Os prêmios acima serão concedidos da seguinte forma:
    Medalhas de Ouro: Nos níveis 1 e 2, serão concedidas medalhas de ouro aos 200 (duzentos) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase de cada um destes níveis. No Nível 3, serão concedidas medalhas de ouro aos 100 (cem) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as maiores notas na Segunda Fase no seu nível.
    Dentre estes, nos Níveis 1 e 2 conceder-se-ão, no máximo, 40 (quarenta) medalhas de ouro a alunos de Escolas Públicas seletivas de cada nível, e, no Nível 3, no máximo, 50 (cinquenta) medalhas de ouro a alunos de Escolas Públicas seletivas.
    Medalhas de Prata: Em cada nível (1,2 e 3), serão concedidas medalhas de prata aos 500 (quinhentos) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase, excluídas as notas dos alunos premiados com medalhas de ouro.
    Dentre estes, nos níveis 1 e 2, conceder-se-ão, em cada nível, no máximo 100 (cem) medalhas de prata a alunos de Escolas Públicas seletivas, e, no nível 3 no máximo 250 (duzentas e cinquenta) medalhas de prata a alunos de Escolas Públicas seletivas.
    Medalhas de Bronze: Excluídos os medalhistas de ouro e prata, serão concedidas medalhas de bronze:
    a) Aos 30 (trinta) alunos de Nível 1, 20 (vinte) alunos de Nível 2 e 10 (dez) alunos de Nível 3 de Escolas Públicas não seletivas que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 1.620 (um mil, seiscentas e vinte) medalhas de bronze.
    b) Aos 1.180 (um mil,cento e oitenta) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 1, excluídos os alunos premiados no item 12.3.3.a; aos 900 (novecentos) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 2, excluídos os alunos premiados no item anterior; aos 800 (oitocentos) alunos de Escolas Públicas que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 3, excluídos os alunos premiados no item anterior.
    Dentre os premiados com medalhas de bronze, nos níveis 1 e 2, conceder-se-ão, em cada Nível, no máximo 150 (cento e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de Escolas Públicas seletivas e, no Nível 3, no máximo 350 (trezentas e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de Escolas Públicas seletivas.
    Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC): Aos 6.500 (seis mil e quinhentos) alunos de Escolas Públicas premiados na OBMEP 2017 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em Escolas Públicas em 2018, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr -OBMEP). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2018. Em caso de vacância de bolsas, a critério da coordenação do PIC-Jr, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido Menção Honrosa e que esteja matriculado no ensino público.

 

Comentários da página sobre as mudanças:

Quem é mais antigo na Obmepeiros sabe que no início nós éramos contra essas mudanças, fizemos manifestações virtuais e criamos uma petição para impedir a inclusão de escolas particulares na OBMEP (não por não gostarmos ou termos alguma “richa” com elas) mas sim porque na época foram anunciados que seriam gastos 3 milhões de reais com a inclusão dessas escolas, enquanto o Programa de Iniciação Científica estava (está) sucateado por falta de dinheiro. Após conversas com o coordenador da OBMEP, conseguimos que as escolas privadas pagassem uma taxa por aluno (4 reais) para manter pelo menos um pouco os custos, já que essas possuem mais condições, nada mais justo.

Nós não somos totalmente a favor ainda, porém, entendemos que essas mudanças foram necessárias, já que infelizmente o país não investe tanto em educação e infelizmente olimpíadas como a OBMEP e OBM tiveram que se virar para funcionarem com o que possuem. De forma resumida, a OBMEP  ocorrerá como uma seletiva para a OBM, e as escolas públicas não serão prejudicadas, pelo menos não diretamente.

Categorias: MATEMÁTICAOBMOBMEP

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