Bolsas Instituto TIM-OBMEP abriram inscrições hoje!

A bolsa Instituto TIM – OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam hoje e vão até o dia 20 de fevereiro.

As bolsas ofertadas são direcionadas a medalhistas, de qualquer edição da OBMEP, que estejam ingressando em Universidades Públicas (Federais ou Estaduais) no primeiro período do ano de abertura das inscrições. As seguintes áreas de acesso são apoiadas pela iniciativa: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

 

Das bolsas:
Em 2017 serão oferecidas 50 (cinquenta) bolsas de manutenção, no valor mensal de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), com duração de 12 (doze) meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 (quarenta e oito) meses.

Dos candidatos:
Para concorrer a uma Bolsa Instituto TIM – OBMEP o(a) aluno(a) deverá ter sido:
• Medalhista de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP, e
• Admitido(a) em um curso de uma Universidade Pública para o primeiro período de 2017, nas seguintes áreas: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Das inscrições:
Após a disponibilização do calendário de inscrições para a bolsa, o(a) aluno(a) interessado(a) poderá entrar no site da OBMEP (www.obmep.org.br), nos dias estabelecidos, para realizar sua candidatura a uma das bolsas oferecidas, devendo preencher o formulário e fornecer durante a inscrição os seguintes documentos:
• Texto descrevendo seus projetos pessoais, acadêmicos e profissionais (no formulário de inscrição há um campo específico para digitação);
• Cópia do comprovante do resultado do ENEM 2016 (obrigatório também para alunos que ingressarão em Universidades Federais e Estaduais que não utilizam o ENEM como forma de seleção. O comprovante é obtido na página do participante no site do INEP – http://enem.inep.gov.br/participante/;
• Cópia do histórico escolar completo;
• Cópia do comprovante de admissão em Universidade Pública (Federal ou Estadual, em curso das áreas especificadas neste regulamento, com ingresso no primeiro período de 2017. Serão aceitos: comprovante do SISU; comprovante de pré-matrícula ou qualquer outro documento emitido pela Universidade que comprove o ingresso do aluno no período 2017/1);
• Cópia do comprovante de residência (somente serão aceitos como comprovantes de residência: contas de energia elétrica, água, telefone fixo ou gás);
• Cópia do comprovante de rendimento de todos que contribuem com a renda familiar (somente serão aceitos: contracheque dos três últimos meses ou Declaração de IR 2016, ano base 2015. No caso de trabalhadores informais deverá ser apresentada declaração de rendimentos devidamente assinada e com firma reconhecida. Caso seja beneficiário de algum programa social do governo, como Bolsa Família, por exemplo, apresentar os comprovantes do mesmo).

Da seleção:
A seleção e a avaliação dos bolsistas serão realizadas por uma Comissão Acadêmica designada pelo Diretor do IMPA (ou pelo Coordenador Geral da OBMEP) com representantes do Instituto TIM e do IMPA. A avaliação se fará com base em diversos critérios, por exemplo: no mérito acadêmico (evidenciado no resultado do ENEM e nas diversas edições da OBMEP), na pontuação socioeconômica e na relevância do apoio financeiro na viabilização da trajetória acadêmica e profissional do(a) jovem. Somente serão considerados os candidatos que tenham fornecido todos os documentos solicitados nos prazos estipulados e que se enquadrem em todos os pré-requisitos estabelecidos.

Do resultado:
O resultado do processo de seleção será divulgado na página da OBMEP em até 15 dias úteis após a data limite das inscrições. O candidato deverá acessar sua área restrita através de seu login e senha, cadastrados no momento da inscrição.

O(a) candidato(a) selecionado(a):
Após divulgação do resultado o(a) candidato(a) selecionado(a) receberá e-mail com a solicitação dos seguintes documentos para implementação da bolsa:
1. Cópia do documento oficial de identidade do aluno;
2. Cópia do CPF do aluno (se não houver indicação do mesmo no documento de identidade);
3. Declaração oficial de Matrícula na Universidade, onde devem constar o curso e o período de ingresso (2017/1);
4. Foto atual
Todos os documentos deverão ser enviados através de formulário eletrônico que será disponibilizado no portal da Bolsa Instituto TIM-OBMEP (http://bolsatim.obmep.org.br/portal) no período estabelecido no calendário. Para o recebimento da bolsa, o candidato deverá fornecer uma conta bancária em seu nome, como 1º titular. A conta bancária poderá ser poupança ou corrente e o valor correspondente à bolsa será depositado mensalmente na conta informada.
A não apresentação da documentação solicitada no período estipulado, sem justificativa prévia, acarretará em impedimento para concessão da bolsa.

Da eliminação do processo seletivo:
Será eliminado do processo de seleção o candidato que:
1) Deixar de fornecer as informações solicitadas no formulário de inscrição;
2) Não atender a todos os pré-requisitos solicitados;
3) Fornecer documentos fora dos padrões estabelecidos;
4) Não atentar para os prazos de correção de pendências;
5) Não completar sua inscrição no período determinado no calendário;

Do desempenho acadêmico:
Ao final de cada semestre, o bolsista deverá apresentar à Coordenação da OBMEP um relatório das atividades realizadas durante o período letivo, incluindo o histórico escolar ou boletim acadêmico contendo suas notas. O bolsista também terá acompanhamento de professores universitários indicados pela OBMEP, com o objetivo de otimizar seu aproveitamento acadêmico. Semestralmente o bolsista será avaliado por seu professor responsável. Um desempenho acadêmico insatisfatório poderá resultar na interrupção da concessão da bolsa.

Disposições finais:
As informações declaradas no cadastro socioeconômico, bem como a documentação apresentada, são de inteira responsabilidade do candidato. Todas as informações fornecidas pelo candidato ou pelo(a) bolsista selecionado(a) estarão sujeitas à análise. Os casos omissos neste Regulamento serão analisados e deliberados pela coordenação da OBMEP.

Fonte: Regulamento da Bolsa TIM-OBMEP

Loading Facebook Comments ...