São José do Rio Preto se tornou sede da 20ª Edição da Semana Olímpica. Os estudantes mais bem colocados na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2016 foram reunidos para cinco dias de treinamento intensivo.

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), é realizada desde 1959, e pela primeira vez vai acontecer aqui no Brasil, em julho, no Rio de Janeiro. Vão participar mais de 100 países, e a equipe brasileira vai ser composta pelos alunos que estão aqui em São José do Rio Preto participando deste treinamento.

“Bom, aqui, temos aproximadamente 100 alunos, eles vieram de 11 estados da Federação, e qual que é o propósito deles? Essa semana é uma semana de treinamento específica para os premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2016, então os medalhistas de ouro, prata e bronze, que são aproximadamente 30 de cada nível mais os universitários, eles vêm para desenvolverem mais habilidades, têm professores do Brasil inteiro que vêm para cá e fazem treinamento com eles em tópicos específicos. Nessa semana em particular, a gente também têm alguns testes de seleção para algumas competições internacionais. Então essa é a ideia essencialmente desse Semana Olímpica, treinar eles para competições mais difíceis com professores voluntários do Brasil todo.” diz Emiliano Chagas, professor de matemática.

O mineiro João tem 18 anos e coleciona medalhas, como a de ouro, na Olimpíada Iberoamericana de Matemática, onde competiu com alunos da América Latina, Espanha e Portugal, ele conta como os treinamentos funcionam.

“A diferença básica entre matemática de olimpíada e a matemática da escola, é que na matemática da escola em geral tem que reproduzir coisas que você já viu, já em matemática de olimpíada muitas das vezes você tem que criar coisas novas para conseguir resolver problemas, e essa é uma coisa que a gente está sempre buscando, essa criatividade, e a gente buscando essa criatividade é sempre bom também ter um arsenal de técnicas para trabalhar em cima dessas novas ideias. E daí, eu acho que aprender novas técnicas é sempre bom, e discutir problemas é sempre bom. Diria que tem algo específico assim para trabalhar em cima, mas trabalhar na criatividade em geral é uma coisa que a gente sempre precisa estar fazendo, não só em matemática.” diz o estudante João César Campos Vargas.

Confira a reportagem completa abaixo:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fonte: TV Câmara São José do Rio Preto
Atualizado: 27/01/2017 – 12h07min

Categorias: MATEMÁTICAOBM

Loading Facebook Comments ...

Posts Relacionados

MATEMÁTICA

Inscrições de Polos Oficiais no Programa de Treinamento Olímpico 2018 estão abertas!

Atenção, escolas! As pré-inscrições para a edição 2018 do Programa de Treinamento Olímpico estão abertas! Você pode conferir os detalhes clicando aqui.

MATEMÁTICA

Como começar a se preparar para a OBMEP 2018?

A Segunda Fase da OBMEP 2017 foi nesse último final de semana, mas já dá para começar a se preparar para a edição do ano que vem, não? Se você acha que sim, esse é Leia mais…

MATEMÁTICA

Probabilidade | Segunda fase da OBMEP – Nível 3

A OBMEP é daqui cerca de 2 dias! Se você é do nível 3, saiba que muito provavelmente cairá uma questão de probabilidade sábado. Pensando nisso, separamos aqui um apanhado de questões dos últimos anos Leia mais…